segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

LOUÇAS SANITÁRIAS: INVESTINDO EM DESIGN E MODERNIDADE



Quem está construindo já deve ter notado que um dos cômodos da casa de maior investimento são os banheiros. Por esse motivo vale lembrar que além da grande variedade de pisos e revestimentos que encontramos no mercado, as louças sanitárias merecem atenção na hora da escolha também.
Essas peças estão em fase de transformação, em questão de design, e por esse motivo vale a pena investir em peças mais modernas na hora da escolha.

Para entender melhor essas mudanças, seguem algumas imagens abaixo.

CUBAS
As cubas foram as primeiras a serem transformadas, tornando-se em cubas de apoio, de semi-encaixe e embutidas de diversos formatos que já encontramos no mercado a alguns anos, variando agora nas cores e formas mais inusitadas. As imagens abaixo mostram diversos modelos que podemos encontrar no mercado hoje em dia, como as louças coloridas, curvas, cubas acrílicas, de vidro, desenhadas e etc.












VASOS SANITÁRIOS
A louça que mais está em ‘fase de mudanças’ no momento são os vasos sanitários. Aqueles modelos que todos conhecemos já se tornaram ultrapassados, dando espaço a um novo design para essa peça, sem muitas curvas e formas. Vale observar o detalhe nos vasos sanitários com caixa acoplada, que se tornaram em uma única peça.







BANHEIRAS FREE STANDING
Os banhos de banheira não são mais os mesmos desde a chegada das banheiras free standing. Os novos modelos vieram cheios de charme, beleza e muita praticidade. Para ter ela  em casa não é mais preciso encarar uma reforma, é preciso apenas ter pontos de entrada e saída de água no local. Além de ser mais  prática elas se tornam  em um objeto decorativo para o seu banheiro, SPA ou qualquer outro lugar onde você queira colocar.









Espero que as informações e as imagens de referências os ajudem a escolher as peças para seus futuros banheiros, lavabos, suítes, etc ...

Até o próximo post!






quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A COR DE 2013


A Pantone, autoridade mundial em cores e criadora de padrões de cores profissionais para as indústrias de design, anunciou a cor escolhida do ano : PANTONE ESMERALDA 17-5641, aquele verde lindo e muito sofisticado que todas nós já conhecemos.

O grande motivo dessa tendência criada todos os anos pela Pantone é que muitos artistas e estilistas famosos acabam usando as tonalidade Pantone em seus trabalhos.

O verde esmeralda frequentemente é associado a brilhantes pedras preciosas Esmeralda, se tornando uma cor símbolo de sofisticação e luxo.É também a cor da renovação, crescimento e prosperidade.

Este tom poderoso e atraente mundialmente traduz facilmente a modernidade para interiores, moda, design, e todo esse sistema de Moda e Casa.

Como a cor ainda não é tão encontrada na decoração, vamos mostrar a seguir diversas imagens para você se inspirar e se apaixonar pela nova cor do ano.






 Pra quem ainda tem um certo receio em utilizar a cor em grande parte do ambiente, vale a pena apostar em alguns objetos, como nas fotos a seguir.









Espero que tenham gostado das dicas e da cor de 2013, agora é usar e abusar dela na sua decoração. 

Até a próxima dica :)


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

SUSTENTABILIDADE E ESTÉTICA




A expressão da moda é: sustentabilidade. Mas o que quer dizer esta palavra que estampa capas de revista, páginas da internet e noticiários? Como ela funciona na prática? Por que esta urgência repentina em correr atrás de algo que sequer ouvíamos falar?
A atividade sustentável é toda atividade humana que não extingue os recursos de seu ambiente, dando-lhe tempo e condições para que se renove, seja isto por meio natural ou também por ação humana, desta, podendo criar fontes de recursos e energia em seu ambiente.

A Arquitetura é uma atividade que já implica de imediato no que há de mais simples e nobre na sustentabilidade: o planejamento. Aplicado desde a escolha do local da obra, no Projeto Arquitetônico e na própria construção, o planejamento pode carregar a sustentabilidade sem atrapalhar em nada a realização e o conceito de seu projeto. A sustentabilidade pode, inclusive, trazer uma nova visão sobre a Arquitetura.                                                              
 Assim como a posição, a localização do lote também conta: as Áreas Verdes próximas, por exemplo, é motivo de atenção. Tais áreas podem ser plenamente utilizadas pelos moradores para o lazer, cultura e esportes. Todo este conjunto criará, com um mínimo de investimentos, resultados tão simples quanto importantes: mais qualidade de vida, maior preservação do meio-ambiente, total funcionalidade e o efeito de microclima.
No Projeto, a sustentabilidade pode ter vários papéis. As portas e janelas, por exemplo, podem ser planejadas para aproveitar a iluminação e a ventilação naturais ao máximo, através de sua localização sobre áreas de trabalho (bancadas de cozinha, áreas de estudo, livings etc.), em paredes opostas permitindo ventilações cruzadas ou voltadas para o melhor momento de insolação que o ambiente necessita. Esta atenção diminuirá o uso de iluminação e condicionamento de ar artificial e, assim, seu bolso e nossas fontes de energia agradecerão. Outra sugestão de projeto de extrema importância é o tratamento adequado dado às águas da chuva, para seu reaproveitamento com vários fins: vasos sanitários, torneiras de jardins, quintais e estacionamentos.    
     
Além de eficaz, o planejamento e a execução de um projeto sustentável podem ser bem aproveitados em sua estética.  
As imagens a seguir, da famosa Fish House projetada por Guz Architects em Singapura, nos mostra um exemplo de como apresentar um projeto esteticamente incrível e além de tudo, sustentável.










Linda, não ? Espero que tenham gostado e se inspirado com as dicas. 

Até o próximo post!